COMO TIRAR AS ESPINHAS DE UM PEIXE DE FORMA FÁCIL E RÁPIDA

Muitas pessoas não gostam de preparar peixes por conta dos espinhos e da espinha, e quando tenta retirar a espinhas sempre tem problemas, se você é uma dessas pessoas, veja a nossa dica para retirar as espinhas de um peixe de uma forma fácil e rápida.

Tipo do peixe: Muitas pessoas gostam de peixes com menos espinhos, como o salmão, tilápia ou truta, mas esse procedimento é bastante semelhante em todos os tipos de peixes, porém alguns podem conter mais um menos espinhas que os outros. Use o de sua preferência.

Faca: Primeiramente, deve-se preparar uma faca bem afiada para realizar todo o processo. Esse requisito é necessário para não quebrar a espinha na hora de cortá-la, o que poderia prejudicar na hora de removê-la. Depois, é preciso preparar um lugar plano e bem fixo para começar a retirada dos ossos do peixe.

Limpe o peixe: Antes de começar o procedimento de retirada da espinha, limpe o peixe todo.

Processo de retiradas das espinhas


Para retirar as espinhas do peixe, siga as instruções a seguir depois de realizar os preparos iniciais. Se o peixe ainda estiver com a cabeça, retire-a. A sugestão é fazer o corte exatamente atrás das guelras, sempre na diagonal e seguindo o sentido dessas estruturas. Um corte rente aproveita melhor a carne do peixe e retire o rabo. (ambas as partes retiradas você pode aproveitar em caldos e sopas).




Faça um corte em sua barriga, da cabeça para a cauda. Essa abertura não precisa e não deve ser profunda para não danificar as espinhas que serão retiradas. Depois disso, abra o peixe como se fosse um livro e coloque-o sobre uma estrutura rígida para apoio com a parte interna virada para baixo.

Com o punho fechado, faça leves pressões nas costas do peixe para soltar a espinha da carne. Pequenos estalos podem indicar a quebra da espinha, o que não é o ideal. Portanto o segredo é não usar muita força, leves toques são suficientes.




A faca deve passar através de toda a estrutura e não permanecer de apenas um lado. Um movimento deve ser o suficiente para tirar toda essa parte do osso. Retirada a espinha central, será necessário tirar os pequenos ossos restantes da carne do peixe.

O recomendável é apalpar toda a extensão do peixe para sentir onde essas estruturas estão e retirá-las com a ajuda de uma pinça.

E pronto! Seu peixe está pronto para ser preparado como file ou fatiado.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem